idoso não quer comer o que fazer
Bem estar e comportamento do idoso

O que fazer quando o idoso não quer comer? Orientações sobre nutrição

O que fazer quando o idoso não quer comer? Bem, você cuida de um ente querido idoso, preocupa-se com muitas coisas, como quedas e complicações de medicamentos. O que você pode não ter pensado é o que fazer quando eles param de comer ou beber. Isso acontece, então é melhor saber o que procurar e como lidar com isso antes que se torne um problema.

O que fazer quando o idoso não quer comer? Quem procurar?

O que fazer quando o idoso não quer comer? Bem, acima de tudo, procure seu médico e nutricionista. Sem eles, será impossível ajudar seu idoso ou se ajudar de forma correta e segura.

Por que uma pessoa idosa para de comer?

Pode haver várias coisas em jogo quando uma pessoa idosa para de comer. Primeiro, é normal que um adulto mais velho coma menos do que quando era mais jovem, pois seu metabolismo tende a desacelerar e seu corpo pode ter menos necessidades nutricionais, mas se, de repente, começarem a comer menos, pode ser algo outro.

O que fazer quando o idoso não quer comer? Bem, alguns motivos comuns pelos quais os idosos não querem comer é que sua capacidade de cheirar e provar diminuiu. O olfato de uma pessoa está intimamente relacionado à capacidade de provar alimentos. Não ser capaz de cheirar comida também diminui o interesse da pessoa em comer.

A má visão devido a catarata ou outros problemas relacionados aos olhos anda de mãos dadas por não ser capaz de cheirar comida. Quando não conseguem ver o que estão comendo, é menos provável que estejam interessados ​​em comê-lo.

O outro lado disso é que, com a idade, sua digestão diminui. Isso pode levar à constipação, o que dá à pessoa uma sensação de plenitude.

Além disso, idosos que não comem podem ser devidos a medicamentos que estão tomando ou mesmo a problemas de saúde bucal. Alguns idosos têm dificuldade em mastigar devido a problemas nas próteses, dentes e gengivas.

Outros fatores

O que fazer quando o idoso não quer comer? Bem, embora seja normal que nosso apetite mude com a idade, vários fatores diferentes também podem causar perda de apetite em idosos:

  • Falta de energia para cozinhar
  • Falta de interesse nos alimentos devido a alterações do paladar, depressão ou solidão
  • Perda de apetite devido a condições de saúde
  • Efeitos colaterais da medicação

“Lembro aos meus clientes com frequência que a perda de apetite (e sede) é uma parte normal do envelhecimento e nem sempre significa que algo está errado”, diz Heather Schwartz, RD, do Stanford Hospital and Clinics.

“No entanto, minimizar os efeitos prejudiciais da baixa ingestão de nutrientes é sempre importante, independentemente de onde o baixo apetite se origine”.

Claro, também é fundamental descartar problemas de saúde subjacentes; portanto, se seus entes queridos não estão se alimentando bem, um bom primeiro passo é sempre consultar um médico.

O que fazer quando o idoso não quer comer? Sobre o que devo me preocupar?

O processo de envelhecimento traz muitas mudanças perceptivas, fisiológicas e outras que podem levar à diminuição do apetite em idosos, incluindo:

  1. Uma menor taxa metabólica e menor atividade física significam que os idosos precisam de menos calorias.
  2. Alterações no olfato e no paladar podem afetar o prazer da comida.
  3. Problemas dentários ou alterações gastrointestinais (como intolerância à lactose) que acompanham a idade podem afetar o apetite.

No entanto, o que fazer quando o idoso não quer comer? Se seus pais ou entes queridos estão fazendo más escolhas alimentares por causa de seus gostos variáveis ​​ou se não estão recebendo o suficiente para comer, isso é motivo de preocupação. Os idosos devem obter a nutrição certa para suas necessidades alimentares variáveis, porque as deficiências de vitaminas ou nutrientes podem causar problemas de saúde significativos.

Alterações no paladar ou no apetite também ocorrem em conjunto com algumas doenças graves, incluindo:

Quaisquer alterações inexplicáveis ​​à saúde alimentar de seus entes queridos, incluindo ganho de peso inesperado, perda ou mal-estar geral, devem ser examinadas com um médico.

O que fazer quando o idoso não quer comer? Como ajudar?

Existem maneiras de ajudar a aumentar a quantidade de comida que seu ente querido está ingerindo . Primeiro, forneça refeições e lanches à mesma hora todos os dias. Isso ajudará a treinar seus corpos para comer em horários específicos, mesmo que não estejam com muita fome.

E o que fazer quando o idoso não quer comer, como ajudar? Forneça porções menores de comida. Ao fazer isso, você descobrirá que eles estão mais dispostos a comer do que quando um grande prato de comida é colocado na frente deles. Além disso, se seu ente querido estiver com problemas para usar utensílios, ofereça mais petiscos. Isso pode incluir queijo, vegetais crus e até nuggets de frango (fale com seu nutricionista sobre este último). Lanches saudáveis ​​também podem ajudar quando os idosos param de comer.

Finalmente, quando se trata de o que fazer quando os idosos não comem, certifique-se de ter muitos de seus favoritos à mão, além de alimentos macios, como sopas, smoothies e até milkshakes saudáveis (seu nutricionista é o profissional indicado para orientar neste caso).

O que fazer quando o idoso não quer comer? Como posso estimular um apetite em idosos?

E como estimulo o idoso? O que fazer quando o idoso não quer comer? Bem, se você está preocupado com a falta de apetite de seus entes queridos idosos, há algumas coisas práticas que você pode fazer para ajudá-los a obter nutrição suficiente :

1. Esteja ciente dos efeitos colaterais da medicação.

Se o problema for a boca seca, Schwartz diz: “Mastigar chiclete sem açúcar, escovar frequentemente ou usar um enxágue oral antes das refeições pode melhorar a sensação do paladar e, finalmente, a ingestão de nutrientes.” Se a carne estiver com gosto ruim – e uma queixa comum é que medicamentos fazem com que os alimentos tenham sabor metálico – tente outras fontes de proteína, como laticínios ou feijão . Se a água não estiver bem, tente adicionar ervas ou frutas fatiadas ou vegetais como limão ou pepino.

2. Considere usar um estimulante do apetite.

Alguns idosos tiveram sucesso com estimulantes do apetite por prescrição. Primeiro, no entanto, consulte um médico para garantir que seja apropriado.

3. Incentive refeições sociais.

Para pessoas de qualquer idade, apenas a perspectiva de comer sozinho pode reduzir o apetite . Para idosos, a acessibilidade e a disponibilidade de contato social podem ser ainda mais problemáticas. Schwartz sugere verificar as opções de refeição em centros seniores, templos ou igrejas e centros comunitários, além de “encontros” com amigos, familiares ou cuidadores. Até serviços de entrega de refeições podem ajudar.

4. O que fazer quando o idoso não quer comer: Aumente a densidade de nutrientes, não o tamanho da porção.

O que fazer quando o idoso não quer comer: “Peço aos cuidadores que não aumentem o volume de alimentos que servem para idosos que podem ter pouco apetite”, diz Schwartz. “Em vez disso, aumente a densidade de nutrientes dos alimentos que eles servem.” Não os intimide com uma grande ajuda, em outras palavras – mas você pode adicionar calorias extras saudáveis ​​na forma de abacate, azeite ou um pouco de manteiga de amendoim.

5. Defina um horário de alimentação regular.

“Nossos corpos tendem a prosperar com regularidade, assim como nossos sinais de fome e sede; assim, quando nos desviamos de nossos padrões habituais, o mesmo acontece com nosso apetite”, diz Schwartz. Ela sugere começar devagar, adicionando uma pequena bebida e / ou lanche durante uma refeição normal. Isso pode ajudar a obter os sinais de fome do corpo para continuar novamente.

O que acontece quando um idoso para de comer e beber?

Quando uma pessoa idosa para de comer e beber , com o tempo, ela morre como qualquer outra pessoa. Quando se trata de idosos, parem de comer e beber a expectativa de vida, geralmente é abordada como um intervalo em vez de um número específico de dias. As pessoas podem ficar mais tempo sem comer do que sem beber, mas para quem está acamado, elas geralmente morrem dentro de alguns dias a duas semanas se parar de comer ou beber completamente.

Se o seu ente querido não estiver comendo tanto quanto antes, o primeiro passo é fazer com que um médico os examine para garantir que não haja uma doença grave por trás da falta de apetite. Se não houver, tente algumas dessas dicas para ajudá-los a obter a nutrição necessária para se manter saudável e feliz.

Nutrição do Idoso

Como o envelhecimento afeta a nutrição de idosos?

O envelhecimento e as mudanças em sua vida que acompanham a idade, como a aposentadoria, podem afetar sua nutrição e, por sua vez, sua saúde de várias maneiras. Alguns têm um impacto direto; outros influenciam sua nutrição indiretamente. Estas são todas as mudanças que podem acontecer nos nossos últimos anos:

Necessidades de energia reduzidas

À medida que envelhecemos, perdemos nossa massa magra e nosso metabolismo diminui. Como resultado, precisamos consumir menos calorias do que quando éramos mais jovens. Além disso, aposentados e idosos com problemas de mobilidade tendem a ser menos ativos, o que leva a uma perda adicional de massa muscular e a um declínio adicional das necessidades metabólicas basais. A nutrição para idosos deve ser ajustada de acordo com a idade, a fim de manter um peso saudável e prevenir a obesidade.

Diminuição dos sentidos e apetite

O problema oposto – desnutrição – pode ocorrer como resultado de um sentido reduzido de olfato e paladar. Essa também é uma mudança que acontece quando envelhecemos. Pode causar perda de apetite, porque os idosos tendem a comer menos quando não conseguem provar sua comida como costumavam. Negligenciar as necessidades nutricionais dos idosos pode levar à perda de peso e à fragilidade prejudiciais.

Condições médicas crônicas

A maioria dos idosos tem pelo menos uma condição crônica, e maus hábitos alimentares podem ser responsabilizados pela maioria deles. Segundo a OMS , existe uma conexão entre a gordura da dieta e o câncer de cólon, pâncreas e próstata.

Os fatores alimentares também podem levar a pressão alta, lipídios no sangue, intolerância à glicose e outros fatores que contribuem para a aterosclerose, uma doença dos vasos sanguíneos que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame. A nutrição inadequada em idosos também pode causar diabetes e osteoporose, principalmente quando não atendemos às necessidades diárias de certos micronutrientes.

Efeitos colaterais da medicação

O que fazer quando o idoso não quer comer, se ele sofre com os efeitos de medicações? Bem, como a maioria dos idosos tem pelo menos uma condição crônica, às vezes também tomam vários medicamentos para tratá-los. Cada um pode ter efeitos colaterais e interações entre medicamentos, sem mencionar os alimentos que você come. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns podem incluir náusea, apetite reduzido e alterações na percepção do sabor dos alimentos. Portanto, os medicamentos também podem comprometer a nutrição sênior .

Problemas de saúde bucal

Quando o idoso não quer comer, o que fazer

Outro obstáculo que os idosos têm maior probabilidade de enfrentar são problemas dentários, como falta de dentes ou doença gengival, que podem causar dificuldades na mastigação, além de feridas na boca e dor na mandíbula. Próteses mal ajustadas também podem causar problemas.

Todos esses problemas podem interferir na sua capacidade de comer alguns alimentos. Como resultado, os idosos têm maior probabilidade de pular refeições e potencialmente evitar algumas escolhas alimentares saudáveis ​​que fazem parte de uma nutrição equilibrada para adultos mais velhos .

Sistema imunológico enfraquecido

O que fazer se o idoso não quer comer devido seu sistema imunológico enfraquecido? Como todos os outros sistemas do corpo, o sistema imunológico também é afetado pelo envelhecimento. Ele enfraquece com a idade, aumentando o risco de doenças transmitidas por alimentos e intoxicação alimentar. Os idosos devem ser particularmente cuidadosos ao preparar alimentos como aves e pratos contendo ovos crus.

Perda de memória e depressão

A doença de Alzheimer e outros tipos de demência podem fazer com que os idosos se esqueçam se comeram. Juntamente com um apetite reduzido, não é difícil ver como a perda de memória pode comprometer a nutrição em idosos . Além disso, à medida que envelhecemos, muitas mudanças desagradáveis ​​podem acontecer, como a morte de entes queridos. A depressão é bastante prevalente entre os adultos mais velhos e pode fazer com que se tornem apáticos sobre sua saúde e evite comer.

Questões de mobilidade e falta de transporte

A artrite e várias deficiências podem causar problemas para os idosos se movimentarem, cozinhar, fazer compras no supermercado e assim por diante. Tudo isso pode desencorajá-los a ir às compras e cozinhar refeições adequadas. Como resultado, alguns podem escolher alternativas não saudáveis ​​ou pular refeições.

Falta de Finanças

Mesmo se você estiver bem ciente da importância da nutrição em idosos , pode estar vivendo com uma renda fixa e seus recursos podem ser muito limitados. Isso pode deixar você sem escolha a não ser escolher ingredientes mais baratos, aumentando o risco de desenvolver deficiências de micronutrientes.

Como a nutrição adequada para idosos ajuda você a se manter saudável?

Se você conseguiu remover os obstáculos que impedem que você ponha as mãos em ingredientes saudáveis, o próximo passo seria saber como equilibrar sua dieta. Uma dieta equilibrada deve conter proporções adequadas de macronutrientes e micronutrientes suficientes para evitar deficiências. Aqui está como garantir isso.

1. Faça uma dieta diversificada de alimentos ricos em nutrientes

De acordo com as diretrizes nutricionais mais antigas, a maneira mais fácil de obter todos os nutrientes necessários em seu corpo é ter uma dieta altamente diversificada contendo carboidratos complexos e não refinados, proteínas magras, laticínios com pouca gordura e alimentos com baixo teor de gordura saturada e alta de insaturados gorduras.

Em uma dieta saudável e equilibrada, a maioria das calorias deve vir de vegetais e frutas, feijões e lentilhas, grãos integrais, nozes e sementes, juntamente com porções razoáveis ​​de laticínios com pouca gordura e carnes magras, como peixe e frango.

2. Escolha lanches saudáveis

Evite alimentos processados, tanto quanto possível. Eles geralmente são ricos em sal ou açúcar e aditivos alimentares não saudáveis. Em vez disso, escolha produtos naturais, como frutas e nozes, como lanches entre as refeições. Quando você escolher os lanches certos, tente tê-los por perto. Comer é bom para manter uma nutrição saudável em adultos mais velhos . Tomar cinco refeições menores ao longo do dia, em vez de três refeições pesadas, é uma maneira comprovada de acelerar seu metabolismo.

3. Fibra

A próxima escolha inteligente para adultos mais velhos é comer muita fibra. É essencial para um sistema digestivo saudável. Além de prevenir a constipação – um problema comum em idosos – as fibras também são importantes para manter níveis saudáveis ​​de colesterol. As melhores fontes de fibra incluem frutas e legumes com a pele sempre que possível, feijão e lentilha, nozes e sementes, aveia e farelo de aveia e grãos integrais.

4. Ácidos graxos ômega-3

A principal fonte desse alimento básico para idosos é o peixe, especialmente sardinha, atum, cavala e salmão. Eles também estão contidos em linhaça, soja, óleo de canola e nozes. Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a prevenir a inflamação que pode levar ao câncer, artrite reumatóide e doenças cardíacas. Além disso, eles podem retardar a degeneração macular, uma condição que leva à visão deficiente e reduzir o risco de doença de Alzheimer. Duas porções de ácidos graxos ômega-3 por semana são recomendadas por nutricionistas.

5. Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a saúde óssea. A OMS recomenda que pessoas acima de 50 anos consumam 1200 mg de cálcio diariamente. Este mineral é especialmente importante para as mulheres após a menopausa, porque elas são particularmente propensas a desenvolver osteoporose.

Quando se trata de nutrição para idosos, os problemas podem incluir a incapacidade de atender às necessidades diárias, obtendo apenas esse nutriente dos alimentos. Para obter cálcio suficiente, você precisa tomar quatro xícaras de suco de laranja fortificado, leite, soja ou leite de amêndoa diariamente. É por isso que às vezes os suplementos podem ser necessários.

6. Vitamina D

O segundo nutriente mais importante na prevenção da osteoporose é a vitamina D. Ao contrário da maioria das outras vitaminas, nosso corpo é capaz de produzi-lo. Faz isso quando a pele é exposta à luz solar. Além disso, a vitamina D pode ser encontrada nos ovos e em certos peixes.

O que fazer quando o idoso não quer comer? Manter a saúde óssea ideal é importante para prevenir complicações graves em idosos, principalmente após eventos mais graves, como uma queda. Além disso, há evidências de que a vitamina D pode ajudar a proteger contra doenças crônicas, como esclerose múltipla, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Tudo isso faz com que seja uma das principais preocupações nutricionais para os idosos .

7. Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante essencial que nos ajuda a recuperar após infecções, reparar ossos, curar feridas, ajudar na produção de colágeno que mantém a pele elástica e até ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas. Pimentas e cítricos são as melhores fontes naturais desta vitamina.

8. Vitamina B12

A vitamina B12 ajuda a manter a função nervosa, bem como a produção de glóbulos vermelhos e DNA. Conforme você envelhece, essa vitamina fica cada vez mais difícil de absorver dos alimentos. Embora possa ser encontrado em produtos lácteos, carne e aves, a vitamina B12 na forma de suplemento nutricional para pacientes idosos às vezes é uma necessidade.

9. Ferro

Comer alimentos ricos em ferro, como carne, impede que os idosos se tornem anêmicos e se sintam cansados ​​e letárgicos. O ferro é uma parte vital da hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos, que transporta oxigênio por todo o corpo. Vegetarianos e mulheres mais jovens são especialmente propensas a deficiências de ferro, embora não sejam raras em adultos mais velhos.

10. Potássio

O que fazer quando o idoso não quer comer? Como ajudá-lo a entender as vantagens de comer alimentos ricos em potássio? Ele se encontra em alimentos como bananas, ameixas e batatas, e incluem reduzir a pressão sanguínea e diminuir as chances de desenvolver pedras nos rins.

Ele também tem um papel no fortalecimento dos ossos, por isso é um dos principais elementos da nutrição para os idosos . É importante, no entanto, ter cuidado para não ingerir mais de 4700 mg de potássio por dia, porque muito dele é perigoso.

11. Magnésio

O que fazer quando o idoso não quer comer alimentos com magnésio? Bem, o magnésio tem um papel em mais de 300 processos fisiológicos em nossos corpos. Ajuda a manter o coração, o sistema imunológico e os ossos saudáveis. No entanto, à medida que você envelhece, seu corpo começa a se esforçar para absorver magnésio suficiente. Este mineral é encontrado principalmente em grãos integrais, nozes, frutas frescas e vegetais. Como também é uma das deficiências nutricionais mais comuns em idosos , é frequentemente substituída.

12. Água

Por último, mas não menos importante, não devemos esquecer a água, um dos seis nutrientes essenciais. Negligenciar a hidratação pode ter sérias conseqüências para a saúde dos idosos. Você pode ler tudo sobre a prevenção da desidratação em nosso artigo dedicado a esse tópico.

Nutrição do Idoso

Perguntas frequentes

Por que as necessidades nutricionais mudam à medida que envelhecemos?

A nutrição sênior deve ser ajustada de acordo com as mudanças naturais em nosso corpo que ocorrem como resultado do envelhecimento. Mais importante ainda, à medida que seu metabolismo diminui, você precisa consumir menos calorias para manter um peso saudável. Ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de certos micronutrientes. Por exemplo, você precisará consumir mais cálcio e vitamina D para prevenir a osteoporose.

Quais fatores podem afetar o estado nutricional da pessoa idosa?

O que fazer quando o idoso não quer comer e ficar com o estado nutricional deficiente ou, quando pode levar a uma perda de peso indesejada? Lembrando que esses fatores de risco incluem diminuição dos sentidos e apetite, condições médicas crônicas, medicamentos, problemas dentários, sistema imunológico enfraquecido, demência e depressão, problemas de mobilidade e falta de transporte e finanças.

Quais são os requisitos nutricionais dos idosos?

Os idosos precisam de menos calorias no geral, mas as calorias que consomem precisam vir de alimentos ricos em nutrientes, ricos em ácidos graxos ômega-3, fibras, cálcio, ferro, potássio, magnésio e vitaminas D, C e B12. Há um requisito diário recomendado para idosos para cada um desses nutrientes.

Quais são os seis nutrientes essenciais? O que fazer quando o idoso não quer comer?

O que fazer quando o idoso não quer comer nutrientes essenciais e necessários para o bom funcionamento do corpo? Saiba que eles permanecem os mesmos desde a infância até a velhice. Mas os requisitos diários de alguns deles mudam à medida que envelhecemos. Os seis nutrientes essenciais são carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água.

O que fazer quando o idoso não quer comer proteína?Por que a proteína é importante para os idosos?

As proteínas, juntamente com o exercício físico regular, são os nutrientes mais importantes para manter a massa e a força muscular. Sem eles, seria difícil para os idosos permanecer fortes e evitar a fragilidade, o que os colocaria em risco de sofrer quedas. 

O que fazer quando o idoso não quer comer carboidratos? Por que os idosos precisam de carboidratos?

Embora muitas vezes difamados e excluídos de quase todas as dietas para perda de peso, os carboidratos são nossa principal fonte de energia e devem responder por mais de 50% de toda a ingestão calórica. No entanto, eles não devem vir de açúcares simples, mas de alimentos como batata doce e grãos integrais.

O que fazer quando o idos não quer comer? O que é uma dieta saudável para idosos?

Uma dieta bem equilibrada, composta predominantemente de vegetais e frutas, feijões e lentilhas, grãos integrais, nozes e sementes e pequenas porções de laticínios com pouca gordura, ovos e carnes magras, como peixe e frango, é a chave para se manter saudável através da nutrição adequada dos idosos.

Fonte: Place for mom Gris Wold – Home Care Med Alert

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