ansiedade em idosos
Saúde do idoso

O que é ansiedade em idosos, seus sintomas e tratamento?

A ansiedade em idosos é mais do que apenas se sentir estressado ou preocupado, mas também pode ser sinal que algo não vai bem em nosso corpo ou modo de vida. Embora o estresse e os sentimentos de ansiedade sejam uma resposta comum a uma situação em que nos sentimos pressionados, eles geralmente passam quando a situação estressante passa ou o ‘estressor’ é removido.

Antes de tudo, é fundamental procurar ajuda de especialista. Somente um médico, psicólogo ou psiquiatra poderá dar um diagnóstico sobre o assunto!

A ansiedade é quando esses sentimentos de ansiedade não desaparecem – quando estão em andamento e acontecem sem nenhuma razão ou causa específica. É uma condição séria que dificulta o enfrentamento da vida cotidiana. Todo mundo se sente ansioso de vez em quando, mas para alguém que sente ansiedade, esses sentimentos não são facilmente controlados.

A ansiedade é a  condição de saúde mental mais comum  no Brasil. Em média, uma em cada quatro pessoas – uma em cada três  mulheres  e um em cinco  homens  – experimenta ou experimentará ansiedade em algum momento da vida . Em um período de 12 meses, mais de dois milhões de australianos sofrem de ansiedade .

A ansiedade é comum, mas quanto mais cedo as pessoas com ansiedade obtêm apoio, maior a probabilidade de se  recuperarem .

O que causa ansiedade em idosos?

Uma condição de ansiedade não é desenvolvida ou causada por um único fator, mas por uma combinação de coisas. Vários outros fatores desempenham um papel, incluindo fatores de personalidade, experiências de vida difíceis e saúde física. 

História familiar de condições de saúde mental

ansiedade em idosos - dores e medos

Algumas pessoas que experimentam condições de ansiedade podem ter uma predisposição genética para a ansiedade e essas condições às vezes podem ocorrer em uma família. No entanto, ter um pai ou uma experiência familiar próxima com ansiedade ou outra condição de saúde mental não significa que você desenvolverá ansiedade automaticamente. 

Fatores de personalidade

Pesquisas sugerem que pessoas com certos traços de personalidade têm maior probabilidade de ter ansiedade. Por exemplo, crianças perfeccionistas, facilmente perturbadas, tímidas, inibidas, sem autoestima ou que desejam controlar tudo, às vezes desenvolvem ansiedade durante a infância, adolescência ou adultos.

Eventos estressantes em andamento

As condições de ansiedade podem se desenvolver devido a um ou mais eventos estressantes da vida. Os gatilhos comuns incluem:

  • estresse no trabalho  ou mudança de emprego
  • mudança nos arranjos de vida
  • gravidez e parto
  • problemas familiares e de relacionamento
  • choque emocional grave após um evento estressante ou traumático
  • abuso ou trauma verbal, sexual, físico ou emocional
  • morte ou perda de um ente querido.

Problemas de saúde física

A doença física crônica também pode contribuir para condições de ansiedade ou impactar o tratamento da ansiedade ou da própria doença física. As condições crônicas comuns associadas às condições de ansiedade incluem:

  • diabetes
  • asma
  • hipertensão e doença cardíaca

Algumas condições físicas podem imitar condições de ansiedade, como uma tireóide hiperativa. Pode ser útil consultar um médico e ser avaliado para determinar se pode haver uma causa médica para seus sentimentos de ansiedade.

Outras condições de saúde mental

Enquanto algumas pessoas podem experimentar uma condição de ansiedade por conta própria, outras podem experimentar várias condições de ansiedade ou outras condições de saúde mental. As condições de depressão e ansiedade geralmente ocorrem juntas. É importante verificar e obter assistência para todas essas condições ao mesmo tempo.

Uso de substâncias

Algumas pessoas que experimentam ansiedade podem usar álcool ou outras drogas para ajudá-las a gerenciar sua condição. Em alguns casos, isso pode levar as pessoas a desenvolverem um problema de uso de substâncias juntamente com sua condição de ansiedade. O uso de álcool e substâncias pode agravar as condições de ansiedade, especialmente quando os efeitos da substância se desgastam. É importante verificar e obter assistência para quaisquer condições de uso de substâncias ao mesmo tempo. 

Lembrar …

Todo mundo é diferente e geralmente é uma combinação de fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma condição de ansiedade. É importante lembrar que nem sempre é possível identificar a causa da ansiedade ou alterar circunstâncias difíceis. O mais importante é reconhecer os  sinais e sintomas  e  procurar aconselhamento e apoio .

Tipos de ansiedade em idosos e geral

tipos de ansiedade em idosos

Muitas pessoas com ansiedade apresentam sintomas de mais de um tipo de condição de ansiedade e também podem sofrer de depressão. É importante procurar apoio cedo, se você estiver com ansiedade. Seus sintomas podem não desaparecer por conta própria e, se não forem tratados, podem começar a dominar sua vida.

Existem diferentes tipos de ansiedade em idosos ou geral. Os mais comuns são: 

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Uma pessoa se sente ansiosa na maioria dos dias, preocupada com muitas coisas diferentes, por um período de seis meses ou mais.

Ansiedade social

Uma pessoa tem um intenso medo de ser criticada, envergonhada ou humilhada, mesmo em situações cotidianas, como falar em público, comer em público, ser assertiva no trabalho ou conversar pouco. 

Fobias específicas

Uma pessoa sente muito medo de um objeto ou situação em particular e pode se esforçar bastante para evitá-la, por exemplo, tomar uma injeção ou viajar de avião. Existem muitos tipos diferentes de fobias.

Transtorno do pânico

Uma pessoa tem ataques de pânico, que são sentimentos intensos, avassaladores e muitas vezes incontroláveis ​​de ansiedade em idosos combinados com uma variedade de sintomas físicos. Alguém que tenha um ataque de pânico pode sentir falta de ar, dor no peito, tontura e transpiração excessiva. Às vezes, as pessoas que sofrem um ataque de pânico acham que estão tendo um ataque cardíaco ou estão prestes a morrer. Se uma pessoa tem ataques de pânico recorrentes ou teme persistentemente ter um por mais de um mês, eles dizem ter transtorno do pânico. 


Outras condições em que a ansiedade em idosos está presente

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Uma pessoa tem pensamentos e medos indesejados / intrusivos em andamento que causam ansiedade em idosos. Embora a pessoa possa reconhecer esses pensamentos como tolos, muitas vezes tentam aliviar sua ansiedade realizando certos comportamentos ou rituais. Por exemplo, o medo de germes e contaminação pode levar à lavagem constante de mãos e roupas.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Isso pode acontecer depois que uma pessoa experimenta um evento traumático (por exemplo, guerra, assalto, acidente, desastre). Os sintomas podem incluir dificuldade para relaxar, perturbar sonhos ou flashbacks do evento e evitar qualquer coisa relacionada ao evento. O TEPT é diagnosticado quando uma pessoa tem sintomas há pelo menos um mês.

Estratégias de gerenciamento de ansiedade em idosos

Existem várias estratégias que você pode tentar controlar sua ansiedade . O que funciona é diferente para todos e pode levar tempo para encontrar as estratégias que funcionam melhor para você. Mas lembre-se, se sua ansiedade estiver se mostrando difícil de gerenciar, procure o apoio de um profissional . 

10 estratégias para experimentar

  1. Respiração lenta . Quando você está ansioso, sua respiração se torna mais rápida e superficial. Tente desacelerar deliberadamente sua respiração. Conte até três enquanto inspira lentamente – depois conte até três enquanto expira lentamente.
  2. Relaxamento muscular progressivo . Encontre um local tranquilo. Feche os olhos e fique tenso lentamente e depois relaxe cada um dos grupos musculares dos dedos dos pés até a cabeça. Mantenha a tensão por três segundos e solte rapidamente. Isso pode ajudar a reduzir os sentimentos de tensão muscular que geralmente ocorrem com a ansiedade em idosos.
  3. Fique no momento presente . A ansiedade pode fazer seus pensamentos viverem em um futuro terrível que ainda não aconteceu. Tente voltar para onde você está. Praticar meditação pode ajudar.
  4. Estilo de vida saudável .  Manter-se ativo, comer bem, sair para a natureza, passar tempo com a família e os amigos, reduzir o estresse e realizar as atividades que você gosta são eficazes para reduzir a ansiedade e melhorar o seu bem-estar.   
  5. Tome pequenos atos de bravura . Evitar o que o deixa ansioso fornece algum alívio a curto prazo, mas pode deixá-lo mais ansioso a longo prazo. Tente se aproximar de algo que o deixa ansioso – mesmo que em pequena escala. O caminho para a ansiedade é aprender que o que você teme provavelmente não acontecerá – e se acontecer, você será capaz de lidar com isso.
  6. Desafie seu diálogo interno . Como você pensa afeta como você se sente. A ansiedade pode fazer você superestimar o perigo em uma situação e subestimar sua capacidade de lidar com isso. Tente pensar em interpretações diferentes para uma situação que o deixa ansioso, em vez de pular para o pior cenário. Veja os fatos a favor e contra o seu pensamento ser verdadeiro.
  7. Planeje o tempo de preocupação. É difícil parar de se preocupar totalmente, então reserve um tempo para satisfazer suas preocupações. Mesmo 10 minutos todas as noites para anotá-las ou repassá-las em sua cabeça, podem ajudar a impedir que suas preocupações assumam o controle em outros momentos.
  8. Conheça sua ansiedade. Mantenha um diário de quando é o melhor e o pior. Encontre os padrões e planeje sua semana – ou dia – para gerenciar proativamente sua ansiedade.
  9. Aprenda com os outros. Conversar com outras pessoas que também experimentam ansiedade – ou estão passando por algo semelhante – pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho. 
  10. Seja gentil consigo mesmo. Lembre-se de que você não é sua ansiedade. Você não é fraco. Você não é inferior. Você tem uma condição de saúde mental. Isso se chama ansiedade em idosos

Tratamentos para ansiedade em idosos

ansiedade em idosos - tratamento

Vários profissionais e serviços de saúde oferecem informações, tratamento e suporte para condições de ansiedade, bem como várias coisas que você pode fazer para se ajudar. 

O tratamento eficaz ajuda você a aprender como controlar sua ansiedade, para que ela não o controle. O tipo de tratamento dependerá do tipo de ansiedade que você está enfrentando.

Para sintomas leves, seu profissional de saúde pode sugerir mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos regulares e redução dos níveis de estresse. Você também pode experimentar terapias eletrônicas on-line, muitas das quais gratuitas, anônimas e de fácil acesso para qualquer pessoa com acesso à Internet. Onde os sintomas de ansiedade em idosos são moderados a graves, é provável que sejam necessários tratamentos psicológicos e / ou médicos.

O importante é encontrar o tratamento certo e o profissional de saúde adequado   às suas necessidades.

Tratamentos psicológicos para ansiedade

Os tratamentos psicológicos (também conhecidos como terapias de fala) podem ajudá-lo a mudar seus padrões de pensamento, para manter sua ansiedade sob controle e reduzir as preocupações irracionais. 

Existem vários tipos de tratamentos psicológicos eficazes para a ansiedade em idosos, bem como diferentes opções de entrega. Algumas pessoas preferem trabalhar individualmente com um profissional, enquanto outras tiram mais proveito de um ambiente de grupo. Um número crescente de programas on-line, ou terapias eletrônicas, também está disponível.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

A TCC é um tratamento psicológico estruturado que reconhece que a maneira como pensamos (cognição) e agimos (comportamento) afeta a maneira como nos sentimos. A TCC envolve trabalhar com um profissional (terapeuta) para identificar padrões de pensamento e comportamento que estão aumentando a probabilidade de você ficar ansioso ou impedindo que você melhore quando você está sentindo ansiedade. Depois de reconhecer quaisquer padrões inúteis que estão contribuindo para a sua ansiedade, você pode fazer alterações para substituí-los por novos que reduzam a ansiedade e melhorem suas habilidades de enfrentamento.

Por exemplo, você pode se ver preso a padrões de pensamento catastróficos. Isso significa pensar o pior, acreditar que algo é muito pior do que realmente é, ou antecipar que as coisas vão dar errado. A TCC ajuda ensinando você a pensar de maneira mais realista e a se concentrar na solução de problemas. Se você evitar ativamente situações ou coisas que causam ansiedade, a TCC pode ajudá-lo a enfrentar seus medos e a abordar essas situações de maneira mais racional.

Profissionais podem usar uma variedade de técnicas na TCC. Exemplos incluem:

  • encorajando você a reconhecer a diferença entre preocupações produtivas e improdutivas
  • ensinando-lhe como deixar de lado as preocupações e resolver problemas.
  • ensinando técnicas de relaxamento e respiração, particularmente relaxamento muscular, para controlar a ansiedade em idosos e os sintomas físicos da tensão.

A TCC pode ser entregue individualmente com um profissional, em grupos ou on-line (consulte terapias eletrônicas, abaixo). A TCC é frequentemente combinada com terapia comportamental.

Terapia comportamental para combater ansiedade em idosos

Embora a terapia comportamental seja um componente importante da terapia cognitivo-comportamental (TCC), ao contrário da TCC, ela não tenta mudar crenças e atitudes. Em vez disso, concentra-se em incentivar atividades gratificantes, agradáveis ​​ou que proporcionem uma sensação de satisfação, em um esforço para reverter os padrões de prevenção e preocupação que pioram a ansiedade.

Evitar situações assustadoras pode significar que você não tem a chance de enfrentar seu medo e provar a si mesmo que pode lidar com ele, fazendo com que sua ansiedade persista. A terapia comportamental para ansiedade baseia-se principalmente em um tratamento chamado “exposição graduada”. Existem várias abordagens diferentes para a terapia de exposição, mas todas elas se baseiam em expor você a coisas específicas que o deixam ansioso. Essa experiência ajuda você a lidar com situações de medo, em vez de evitá-las ou escapar delas, além de colocar em perspectiva sua preocupação com a situação. 

e-terapias

As terapias eletrônicas, também conhecidas como terapias on-line ou terapia psicológica auxiliada por computador, podem ser tão eficazes quanto os serviços presenciais para pessoas com ansiedade leve a moderada. A maioria das terapias eletrônicas segue os mesmos princípios da TCC ou terapia comportamental, e a natureza estruturada desses tratamentos significa que eles são adequados para serem entregues on-line.

A maioria das terapias eletrônicas ensina você a identificar e alterar padrões de pensamento e comportamento que podem estar impedindo de superar ansiedade em idosos. Você trabalha sozinho no programa e, embora as terapias eletrônicas possam ser usadas com ou sem a ajuda de um profissional, a maioria envolve alguma forma de apoio de um terapeuta. Isso pode ser via telefone, email, texto ou mensagem instantânea e ajuda você a aplicar com êxito o que está aprendendo em sua vida.

Os programas online têm várias vantagens, incluindo:

  • fácil acesso
  • pode ser feito em casa
  • pode ser particularmente benéfico para pessoas em áreas rurais e remotas
  • pode ser fornecido em muitos casos sem ter que visitar um médico.

Tratamentos médicos para ansiedade em idosos

A pesquisa mostra que as terapias psicológicas  são a opção de tratamento mais eficaz para pessoas com ansiedade. No entanto, se os  sintomas  forem graves, alguns tratamentos médicos podem ser úteis.

Medicação antidepressiva

Alguns tipos de medicamentos antidepressivos podem ajudar as pessoas a controlar a ansiedade, mesmo que não apresentem sintomas de depressão .

Pesquisas indicam que quando as pessoas têm uma condição de ansiedade, ocorrem alterações específicas nos produtos químicos do cérebro – serotonina, noradrenalina e dopamina. Medicamentos antidepressivos são projetados para corrigir o desequilíbrio de mensagens químicas entre células nervosas (neurônios) no cérebro. Aprenda sobre as diferentes classes de medicamentos antidepressivos .

Quais são os efeitos colaterais?

Os antidepressivos podem fazer você se sentir melhor, mas não mudam sua personalidade ou fazem você se sentir feliz o tempo todo. Como tomar qualquer outro medicamento, algumas pessoas experimentam alguns efeitos colaterais e os indivíduos devem discutir os riscos e benefícios com seu médico. As pessoas também devem pedir informações sobre os medicamentos para que possam tomar uma decisão informada.

Dependendo de qual medicação é tomada, os efeitos colaterais comuns podem incluir náusea, dor de cabeça, ansiedade, sudorese, tontura, agitação, ganho de peso, boca seca e dificuldades sexuais (por exemplo, dificuldade em ficar / ficar excitado).

Alguns desses sintomas podem durar pouco, mas as pessoas que experimentam algum desses sintomas devem informar o médico, pois existem maneiras de minimizá-los. A probabilidade de ocorrência de um efeito colateral específico varia entre indivíduos e medicamentos.

Não é incomum que pessoas com problemas de saúde mental tenham pensamentos suicidas. Tratar a condição de forma eficaz reduzirá a probabilidade de uma pessoa se machucar. No período entre a pessoa que iniciou o uso de antidepressivos e a resposta ao tratamento – que pode levar mais de duas semanas – a pessoa ainda deve ser monitorada de perto pelo médico e revisado seu progresso, pois o risco de comportamento suicida pode até ser ligeiramente aumentado, especialmente em jovens.

Por quanto tempo os antidepressivos geralmente são necessários?

Como qualquer medicamento, o período de tempo que uma pessoa precisa tomar antidepressivos depende da gravidade de sua condição e de como ela responde ao tratamento. Algumas pessoas precisam apenas tomá-las por um curto período de tempo, enquanto outras podem precisar delas continuamente para gerenciar sua condição. É como alguém que usa insulina para controlar seu diabetes ou ventolina para asma.

Os antidepressivos são seguros, eficazes e não causam dependência. Às vezes, as pessoas querem parar de tomar antidepressivos rapidamente porque estão preocupadas com o fato de serem viciantes. Isso pode ocorrer porque eles confundem antidepressivos com outros tipos de medicamentos (por exemplo  , benzodiazepínicos , sedativos), mas a interrupção do medicamento deve ser feita apenas gradualmente, por recomendação médica e sob supervisão.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos  (às vezes chamados de tranquilizantes menores e pílulas para dormir) são uma classe de medicamento comumente prescrito a curto prazo para ajudar as pessoas a lidar com as condições de ansiedade . Os benzodiazepínicos promovem relaxamento e reduzem a tensão, mas não são recomendados para uso a longo prazo, pois podem reduzir o estado de alerta, afetar a coordenação e causar dependência. Eles podem ser úteis por um curto período de tempo (duas ou três semanas) ou se usados ​​de forma intermitente como parte de um amplo plano de tratamento, mas não como o primeiro ou único tratamento.

Fonte: Beyond Blue

Posts Relacionados