culpa do cuidador de idosos
Cuidador de idoso

Como deixar de lado a culpa do cuidador de idosos

Quando ocorre a culpa do cuidador de idosos em seu coração? Quando você cuida, é fácil sentir que não está fazendo o suficiente. Qualquer pessoa nesta posição que seja moderadamente compassiva, atenciosa e consciente pode às vezes se sentir culpada pelo que está ou não fazendo.

O que é culpa do cuidador

Ser culpado é definido como ter feito algo “errado”. Quando somos cuidadores, geralmente sentimos que fizemos algo errado.

Talvez sintamos que não passamos tempo suficiente com nosso ente querido. Não ligamos ou visitamos com bastante frequência. Não fizemos feliz a pessoa que cuidamos.

A lista poderia continuar e continuar. Nunca sentimos que estamos fazendo o suficiente ou fazendo a coisa certa. De fato, provavelmente não fizemos nada de errado por si só. Mas impomos culpa a nós mesmos. Sentir-se culpado é uma epidemia no mundo do cuidar.

Causas da culpa do cuidador

Muita culpa é auto-imposta, mas com a mesma frequência é exposta por outros. Quando você está lidando com um ente querido com uma séria deficiência física ou mental, às vezes eles infligem grande culpa aos seus cuidadores, até mesmo aos membros da família que amam.

Precisamos lembrar que eles não estão bem. Eles podem estar com raiva de sua condição. Eles podem estar sozinhos e deprimidos. Às vezes, eles frustram seus cuidadores.

Não importa o quão bem-intencionado um cuidador possa ser, não importa quão confiantes estejamos fazendo tudo o que podemos sob as circunstâncias, a culpa faz parte da experiência de um cuidador. Aqui estão algumas causas clássicas da culpa do cuidador:

  1. Todos na sua família confiam em você para ser o cuidador. Você nunca pode fazer o suficiente ou agradar a todos … incluindo a pessoa amada por quem você está cuidando.
  2. Você está chateado por não ter reconhecido os sintomas mais cedo. Talvez eles não tivessem sofrido o derrame se você estivesse prestando mais atenção. Talvez eles não tivessem caído se você prestasse mais atenção.
  3. Você está estressado com as restrições de cuidar e “perdê-lo”. Você é mau e zangado, não é tão compassivo ou atencioso quanto poderia ou deveria ser.
  4. Você não pode ter tempo para fazer algo especial para si mesmo. Seja um fim de semana de distância ou apenas uma tarde no parque, você mal pode aproveitar a pausa.
  5. Cuidar de um ente querido se tornou uma obrigação temida. Você está envergonhado, talvez até enojado com o comportamento deles.
  6. Você teve que colocar seu pai em uma casa de repouso ou lar de idosos assistida. Mesmo que você tenha prometido a ele, isso nunca aconteceria.

Todos esses cenários da vida real podem desencadear sentimentos excepcionais de culpa que podem persistir e gritar abaixo da superfície subconscientemente.

Estes são, no entanto, todos os sentimentos totalmente normais de culpa. Você precisa aceitar e reconhecer os sentimentos. Não seja muito duro consigo mesmo. Você está lidando com uma situação difícil e está fazendo o melhor que pode. Ninguém é perfeito.

Uma maneira de mitigar e gerenciar esses sentimentos de culpa do cuidador, é estabelecer expectativas realistas. Considere o seguinte:

  • Tente não se comparar com outros cuidadores de sua família ou universo de cuidadores. Defina expectativas para si mesmo que não são baseadas nos outros.
  • Não espere muito de si mesmo ou seja muito duro consigo mesmo. Reconheça que todos temos deficiências e fraudes; nós fazemos nosso melhor.
  • Defina metas realistas e realizáveis ​​e planos de cuidados para que você possa gerenciar as expectativas.

Sintomas de culpa do cuidador

Sentimentos de culpa por suas deficiências como cuidador podem se manifestar de várias formas prejudiciais. Incluem na “culpa do cuidador”:

  1. Burnout básico. Você sente que não pode continuar. O desgaste do cuidador geralmente deixa você de saco cheio e no final de sua corda.
  2. Exaustão física e mental. Você está cansado, cansado, sem pensar claramente e simplesmente não está no topo do seu jogo.
  3. Insônia e excesso de indulgência. Você não consegue dormir, está bebendo demais ou tomando remédios para escapar da realidade.
  4. Outras partes da sua vida estão desmoronando. Você não está prestando atenção ao seu trabalho, família ou outras responsabilidades. Você não tem energia ou interesse por nada.
  5. Frustração. Você está constantemente frustrado e nada parece dar certo, isso traz o sentimento de “culpa do cuidador”.
  6. Raiva e estresseVocê está atacando e estalando mais. O estresse do cuidador pode deixá-lo com raiva da vida em geral.
  7. Depressão e letargia. Você não pode se motivar a sair da cama, vestir-se ou ir a qualquer lugar.

A culpa do cuidador pode ser muito prejudicial. Pode ter um impacto severo em você física, mental e emocionalmente. Não apenas afeta o prestador de cuidados, como também evita que ele ofereça o tipo de cuidado necessário. Se você não se cuida, não pode cuidar de mais ninguém.

8 maneiras de ajudar a deixar ir a culpa do cuidador

Antes que muita culpa caia sobre você, tente abandoná-la e gerenciá-la.

  1. Encontre um grupo de suporte para cuidadores. Converse com outras pessoas, compartilhe experiências, aprenda que você não está sozinho ou errado em seus sentimentos. Isso pode ajudá-lo a aprender a gerenciar sentimentos negativos e a se sentir conectado com aqueles que também estão em uma jornada de cuidador.
  2. Toque em recursos adicionais. Existem muitos serviços, públicos e privados, que podem ajudar a aliviar o fardo do cuidador, fornecendo assistência em casa e apoio aos acompanhantes.
  3. Defina expectativas realistas. Equilibre as demandas da família, do trabalho e do cuidado, reconhecendo que você não pode fazer tudo. Não deixe o perfeccionismo causar estresse extra . Faça listas e planos diários que ajudam a manter o cronograma e evitar a culpa do cuidador.
  4. Se cuida. Dieta, nutrição, exercício e ar fresco contribuem para um corpo e mente saudáveis.
  5. Arranje tempo para si mesmo. Chama-se recuperação e revive o tempo. Dê a si próprio pequenos presentes agradáveis. Pode ser ler um livro, ir ao cinema, fazer manicure, passear na praia. Os tempos passados ​​favoritos proporcionam uma pausa e uma distração agradável.
  6. Aprenda a aceitar. Aceite que você não consiga fazer sua mãe feliz quando for visitá-la. Aceite que ela pode estar com raiva de você. Aceite que ela não é a pessoa que já foi. Faça o melhor de tudo. É uma parte da nova jornada. Pegue a alegria e o consolo que você pode obter enquanto pode e assim evitar a “culpa do cuidador”
  7. Seja paciente. Seja paciente consigo mesmo e com quem você está cuidando. Muitas vezes “eles não sabem o que fazem”, como dizemos. Aproveite os benefícios da atenção plena e respire fundo. Tente não deixar isso te derrubar.
  8. Mantenha um senso de humor. Acho que o humor pode injetar uma enorme dose de leviandade. Aprenda a rir um pouco até das situações mais ridículas, às vezes tristes. Tanta coisa está fora de nosso controle que precisamos dar os socos.

Encontrar um equilíbrio entre seus melhores interesses como cuidador e o que é do melhor interesse para quem você está cuidando pode ser um desafio. A culpa do cuidador é inevitável, mas com atenção e intenção, você pode aprender a deixar de lado algumas delas.

Fonte: Home Care Assistance

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